terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Unidade 4 Unidade 4

Através desse curso foi possível adquerir mais conhecimento refernte a novas técnologias, onde conseguimos realizar várias atividades, aprendendo a formatar textos, montar slid, fazer tabelas, abrir blogges, enviar postagens. Com tais conhecimentos, estarei interagindo, e se conectando com o mundo da nova técnologia, com mais conhecimentos das novas mídias.

Unidade 4 Aula 2

O papel do professor como ensinar seus alunos a serem críticos e fazerem e fazerem sua leitura de mundo, ensinar a pensar, a refletirem sobre os conteúdos noticiosos. E para isso é necessário, adquerir o domínio da linguagem, como ferramenta discursiva.Sendo que a LDB fala que a escola não pode dispensar as ferramentas como o texto literário ( livros, crônicas, poesias) etc.

Unidade 4 Aula 3

Hoje em dia na maioria das escolas a TV está presente, como uma ferramenta importante na vida dos professores, alunos. Os meios de comunicação em geral atuam de forma positiva desde que professores saibam instigar seus alunos.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Jogos e Brincadeiras Infantis


Autora: Inoir  Penteado  Barão  Corrêa
*Conteúdo a ser abordado: Jogos e Brincadeiras Infantis.
*Público - alvo: Educação Infantil.
* Faixa etária de 04 a 06 anos.
*Objetivos:
- Cooperação;
- Socialização;
- Aprender regras;
- Identificar ou reconhecer cores e letras;
- Lateralidade;
- Coordenação Motora;
* Tempo necessário para as atividades: uma semana;
*Recursos a serem utilizados: sala de aula, papel cartão ou cartolina, tesoura, cola, cordinha de varal, saco de T. N. T para sorteio  das letras.
*Ação pedagógica a ser realizada:
- Dividir as crianças em dois grupos;
- O professor deverá mediar o jogo através do sorteio das letras do alfabeto;
- O aluno deverá colocar a letra correta no varal, se isso não acontecer o grupo não marca ponto, e será sorteada outra letra. No final ganha o grupo que acertar o maior número de letras.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Unidade 3 aula 1

·         Desenvolvo uma prática dialógica com meus alunos? Ouço suas ideias, dúvidas, curiosidades? 
·         Quais são as estratégias que utilizo e/ou considero que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo? De que forma as tecnologias podem auxiliar nisso?
-  Nem sempre o professor tem “tempo” para ouvir seus alunos, diz ele  que o tempo é curto e temos que correr a matéria, o que na verdade não deveria acontecer, pois teremos que em vez quantidade, teríamos que ter qualidade de ensino no Brasil.
*Segundo Demo -  A linguagem do século XXI – tecnologia, internet – permite uma forma de aprendizado diferente. As próprias crianças trocam informações entre si, e a escola está longe disso. Não acho que devemos abraçar isso de qualquer maneira, é preciso ter espírito crítico - mas não tem como ficar distante. A tecnologia vai se implantar aqui “conosco ou sem nosco”.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Fotos projeto horta na Escola









3º ano A professora Ivone

Vou falar sobre um dia de aula da turma da professora Ivone, 3ºanoA, uma turma bem complicada de atuar, pois nessa turma tem que ter pulso firme. Fiz um trabalho, ou melhor uma pesquisa, eles falavam muito em gangue, então pedi à eles como tarefa, que pesquisassem no dicionário a palavra gangue. Então no outro dia me trouxeram a pesquisa feita. E então entenderam o significado da palavra, e não falaram mais no assunto.

Dia das Crianças na Escola M. do Jardim Tangará


O dia das Crianças na Escola M.do Jardim Tangará, de início foi um pouco frustrante, porque tínhamos programado um passeio em uma chácara, com todas as crianças, onde não aconteceu, de última hora o transporte foi cancelado. Então fizemos o nosso dia, na Escola mesmo.
Cada professor programou uma brincadeira, onde todas as crianças brincaram e se divertiram pra valer. As turmas ficaram nas salas e no pátio externo da escola, até a hora do lanche, o lanche também foi especial, onde tinha sanduíche e refrigerante, foram distribuídos pirulitos durante as atividades, depois todos foram para a quadra, por equipe brincaram de queimada e outras brincadeiras.
Nas turmas da tarde, aproveitando que a professora de Educação Física se encontrava no local, foi pintada a carinha de todas as crianças, onde todas se encontraram satisfeitas.         

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Atividade 5

A proposta desta atividade é que seja elaborada uma pesquisa sobre experiências desenvolvidas com projetos na sua escola.
- Nosso projeto Horta na Escola, aconteceu meio que por acaso. Alguns homens que fazem a limpeza na escola, corte de grama, podagem em geral, estavam fazendo seu trabalho, e nesse mesmo momento um professor do 4º ano estava trabalhando em seu planejamento de ciencias sobre adubos organicos. E pediu se fosse possível colocar na horta toda grama que estava sendo cortada, e que depois ele trabalharia na horta com seus alunos, tiraria alguns minutos por dia para trabalhar na horta isso só não deu certo com a turma do 4º ano como envolveu outros professores e funcionários. Isso tudo aconteceu em mês de maio, e nesse momento em mês de outubro a horta já está produzindo, onde as verduras e legumes são usados na merenda escolar. Um benefício comum para a escola.
Surgindo então a necessidade de se trabalhar com projetos, a questão da interdisciplinaridade, valorizando a importância de se trabalhar em conjunto, integrando todas as diciplinas. O processo ensino- aprendizagem não pode e nem deve ser fragmentado, como se cada disciplina fosse algo isolado. Significa deixar os terem o prazer das descobertas, incentivando os ao prazer de pensar por eles mesmos, ajudando a se sentirem seguros em suas práticas educativas.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Poesia para meus amigos

 

Nossos desejos

O ser humano por natureza sempre deseja alguma coisa, seja material
ou espiritual. Isso é natural e faz parte do nosso evoluir.
O que devemos analisar é o que desejamos? Desejamos o ouro?
Desejamos estar em algum lugar? Desejamos o que não nos pertence? 
Desejar é saudável sempre que nos traga algo de bom, de luz de força,
de fé. Desejemos por nós e pelos nossos, mas de forma harmônica
e consciente evitando lançar  nossos olhos sobre aquilo que não
nos pertence. O Evangelho nos diz que se o teu olho for motivo de
escândalo arranca-o e joga-o fora.  Neste sentido podemos entender
como escândalo os maus olhos que desejam possuir o que é do outro,
sem esforço próprio, sem méritos.
A cada um será dado segundo a sua obra. Vamos refletir em que obras
estamos debruçando o nosso olhar, o nosso desejo, a nossa força
criadora e transformadora.
Transformação é a palavra de ordem no Planeta, transformação de nós
em seres ainda melhores, com nosso próprio esforço. Vamos alimentar
esse desejo de mudar, de crescer, de evoluir, de fazer parte de uma
nova paisagem planetária, mais clara, mais cheia do Amor do Mestre Jesus.
Para isso não existe milagre, existe estudo, trabalho, dedicação,
amor e compreensão conosco e com o próximo.